Laudi Cardoso

Muitos proprietários procuram por dicas que sejam realmente eficazes para que eles possam valorizar seus imóveis e, desse modo, e uma ótima forma de fazer isso é por meio do Home Staging.

Alguma vez você já ouviu falar sobre esse termo?

O Home Staging, termo em inglês sem tradução para o português, surgiu nos Estados Unidos e, com a questão da globalização cada vez mais forte em todo o mundo, chegou ao Brasil para auxiliar aqueles que deseja vender seu imóvel.

Depois de quatro décadas, apenas agora os brasileiros vão conhecendo mais sobre essa prática, o que os permite utilizá-las e, dessa forma, conseguirem uma maior valorização no momento de vender o apartamento ou a casa que possuem.

O objetivo final do Home Staging é permitir que o espaço do seu imóvel fique mais produzido e, consequentemente, mais atraente para os potenciais consumidores.

Com isso, ele passa a atrair um público interessado bem maior, o que permite que você possa vende-lo por um preço superior e, assim, lucrar bastante com a transação.

Nesse artigo, o objetivo é mostrar um pouco sobre o que é o Home Staging, bem como dar algumas dicas de como utilizar essa prática para valorizar o seu imóvel.

Quer saber tudo sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

O que é Home Staging?

Antes de aprender as melhores dicas para colocar o Home Staging em prática e conseguir valorizar seu imóvel, é preciso entender o que esse termo, de verdade, significa.

O Home Staging é uma prática que baseia-se em, nada mais do que, aplicar princípios de decoração no seu imóvel, visando torna-lo mais atrativo ao público, de modo a conseguir mais compradores e, assim, uma maior valorização no preço.

Além da simples aplicação dos princípios de decoração, também há muitas estratégias de marketing e de psicologia envolvidas nessa prática, o que a torna ainda mais eficaz.

Assim, apenas com a utilização dos móveis que você já possui em seu apartamento ou na sua casa, por exemplo, já é possível tornar esse imóvel mais atraente para os interessados em adquiri-lo.

Essa é uma excelente ideia para quem deseja valorizar o imóvel, alcançando um bom lucro com a venda dele, sem a necessidade de se realizar grandes reformas ou altos investimentos para transformar o espaço e deixa-lo mais atrativo.

Com suas próprias mãos, aplicando essa prática no seu imóvel, você pode tirar boas fotos, que irão chamar a atenção a atenção dos compradores e manter um espaço belo e irresistível a esses interessados.

Quanto maior for a procura pelo seu apartamento ou casa, maior será a possibilidade de que você consiga um valor mais alto de venda por ele.

Mas como, exatamente, colocar a ideia do Home Staging em prática no seu imóvel?

Isso é o que você verá, a partir de agora, nos próximos tópicos desse artigo completo!

Melhores dicas do Home Staging para valorizar o seu imóvel

1- A organização é essencial

Se o seu objetivo é fazer uso do Home Staging para valorizar seu imóvel e conseguir um bom valor por ele, a primeira dica é manter o mesmo organizado.

Ninguém poderá pôr essa ideia em prática sem ter um apartamento ou casa organizada, pois esse é um princípio básico dessa estratégia.

Com um imóvel bagunçado, você tira qualquer possibilidade de que o interessado venha a sentir alguma atração por ele ou consiga desenvolver algum tipo de afeto por qualquer parte dele.

Ambientes desorganizados fazem um efeito totalmente diferente do esperado com o uso do Home Staging, que é promover boas sensações e permitirem uma identificação de quem está vendo ou visitando o imóvel.

Assim, antes de pensar em tirar fotos para colocar em sites de imobiliárias, faça uma organização geral por toda sua casa ou apartamento, deixando-o impecável.

Nada de brinquedos, papéis, roupas ou mesmo panelas espalhadas pelos cômodos do imóvel, desde a sala de entrada até os banheiros, passando pela cozinha, tudo precisa estar limpo e organizado.

Essa dica já irá permitir que você tenha uma otimização do espaço e que se tenha uma impressão de amplitude do seu imóvel, de modo a deixa-lo mais valorizado.

2- Torne seu imóvel mais atraente “despersonalizando-o”

Quando alguém deseja fazer o uso do design de interiores em um imóvel, o objetivo é deixa-lo o mais pessoal possível, de modo a permitir que o mesmo tenha “a cara” dos seus moradores.

Entretanto, ao utilizar técnicas de design de interiores para fazer um Home Staging, o objetivo é justamente o contrário, é “despersonalizar” o ambiente, evitando que o interessado não venha a sentir-se atraído por ele.

Com isso, o principal ponto é, justamente, focar em deixar o ambiente inteiro bastante agradável e aconchegante para aquele que o está vendo, seja pessoalmente ou por fotos.

Isso é possível mantendo o foco nos que são considerados como os principais pontos fortes dos imóveis, de modo a decorá-los com objetos considerados como “impessoais”.

Assim, nada de fotografias de família, quadros e outros objetivos que demonstrem algum tipo de relação com os moradores do local, pois isso pode afastar os potenciais clientes.

Quando você faz isso, torna possível que os interessados, de verdade, possam se ver morando naquele local, o que é um passo importante para que seja feita a valorização e a venda do imóvel.

3- Saiba utilizar as cores para valorizar seu imóvel

Outra dica importante para se colocar em prática a estratégia do Home Staging é fazer uso da técnica que utiliza as cores para valorizar o imóvel.

Para isso, é preciso que você saiba quais as cores certas para serem utilizadas no imóvel, de modo que elas realmente sejam eficazes, contribuindo para a estratégia funcionar.

De um modo geral, é importante sempre escolher cores mais claras e neutras, que são, normalmente, aceitas pela maior parte das pessoas, aumentando as chances de que os interessados sintam-se, de verdade, atraídos.

Algumas pessoas erram no uso das cores no Home Staging por utilizarem cores muito vivas, de acordo com os próprios gostos e personalidade, o que vai no caminho contrário da “despersonalização” vista no tópico anterior.

Sendo assim, é de suma importância que você saiba, nos pontos certos da decoração, utilizar os objetos que estejam em cores claras e neutras, como almofadas e enfeites do ambiente.

Um outro motivo importante pelo qual você deve sempre optar por cores nessa tonalidade é por elas proporcionarem uma maior sensação de amplitude ao ambiente, de modo a valorizar o espaço de cada cômodo do imóvel.

As cores escuras, por outro lado, proporcionam um efeito totalmente diferente, ocasionando a impressão, aos potenciais compradores, do que o apartamento ou a casa é bem menor do que o tamanho real.

Ainda em relação as cores, o uso de plantas, como uma forma de tornar o ambiente mais “vivo” é excelente no momento de fazer o Home Staging no seu imóvel.

Sempre coloque plantas nos ambientes certos, como salas e varandas, de modo a deixar as fotos do seu imóvel bem mais atrativa para quem está procurando um local aconchegante.

A dica é colocar vasos com plantas, não importa se artificiais ou se reais, em bancadas, mesas e centros de mesa, por exemplo.

Além da questão da própria coloração que as plantas trazem a qualquer ambiente, elas ainda proporcionam a sensação de contato com a natureza e, também, de bem-estar e maior acolhimento no imóvel de interesse do cliente.

4- A iluminação pode ser uma excelente aliada

Outra dica importante referente ao uso das técnicas para Home Staging é a utilização da iluminação a seu favor, pois ela pode fazer muito a diferença no visual final de um ambiente, tornando-o mais ou menos atrativo.

O uso da iluminação, dentro dos conceitos de design de interiores, tem o objetivo de trazer funcionalidade e, além disso, auxiliar na decoração de um imóvel.

Há alguns tipos de iluminação, como é o caso daquela amarela, muito usada em quartos e salas de estar, que tem a função de trazer mais aconchego e conforto ao cômodo.

Já em outros ambientes, como a cozinha e os banheiros, a luz clara ou branca ajuda tanto na parte decorativa, como também tem a função de permitir um ambiente mais claro e que permitam uma maior limpeza do mesmo.

Além disso, ela serve também para a finalidade de estimular a produtividade nesses ambientes, o que não é o objetivo, por exemplo, em um quarto.

Sendo assim, entender esses conceitos básicos de iluminação são importantes para que você possa usá-los da melhor maneira na hora de pôr em prática o Home Staging.

Quando não há uma iluminação embutida no seu imóvel, a forma de melhorar o ambiente com o uso das luzes é por meio de abajures e luminárias, sejam elas de mesa ou de pé, para compor cada cômodo.

Obviamente, é interessante utilizar bastante a luz do dia para tirar as fotos do seu imóvel, mas o uso da iluminação noturna, com as luzes certas nos cômodos/ambientes certos fará toda a diferença no final.

Muitas imobiliárias trabalham com fotógrafos profissionais, o que auxilia a você ter melhores fotos, sem custos adicionais, de modo a aplicar, da melhor forma possível, o Home Staging.

5- O Home Staging começa ainda no lado de fora do imóvel

Muita gente preocupa-se em fazer o Home Staging apenas dentro do imóvel, seja uma casa ou um apartamento, esquecendo-se que essa prática se inicia ainda no lado de fora do mesmo.

Se você consegue passar uma boa primeira impressão ainda no lado externo do seu imóvel, as chances de que o potencial comprador já entre com uma maior boa vontade é enorme.

Por outro lado, ao entrar no local com uma parte externa suja ou pouco convidativa, é muito provável que ele já o faça sem muita vontade de continuar com o negócio.

Portanto, comece por deixar a parte externa bastante limpa, seja em uma casa ou um apartamento, bem como coloque um capacho atrativo e bonito, mantenha seu jardim sempre florido e uma calçada impecável.

6- Saiba fazer um bom anúncio para o seu imóvel

Muitas pessoas podem achar que as dicas para valorização param nas técnicas de decoração de design de interiores, bem como nas estratégias de psicologia.

Entretanto, o marketing também é muito importante para uma prática do Home Staging eficaz, portanto, é essencial que você crie um anúncio que seja, de verdade, bastante atrativo para seus potenciais clientes.

Os compradores que estão em busca de adquirir um imóvel fazem muitas pesquisas, pelos mais diversos sites e aplicativos, antes de começar a tomar a decisão de escolher alguns que os interesse.

Desse modo, você precisa de um anúncio que realmente faça a diferença para chamar a atenção daquele potencial cliente, de forma que ele venha a olha seu apartamento ou casa e demonstre interesse em conhece-lo melhor.

Assim, as fotos fazem toda a diferença nesse momento, e é preciso que elas tenham a melhor qualidade possível para que não deem falsas expectativas ao consumidor, de modo que ele não venha a se decepcionar ao ver o imóvel pessoalmente.

Outro ponto importante é ser bastante honesto nas informações referentes ao imóvel que está sendo vendido e que devem estar no anúncio, como onde está localizado, qual o número de quartos e de banheiros, a metragem total, etc.

Com isso, você criará um anúncio que seja bom, honesto e bastante claro para que o potencial comprar não venha a perder tempo, nem o seu sem concretizar a venda do imóvel em questão.

Conclusão

Como você viu, para aumentar as chances de vender um imóvel com um preço acima da média, a melhor dica é utilizar-se de técnicas do Home Staging, uma prática já muito usada em outros países e cada vez mais comum no Brasil.

Neste texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre o que é o Home Staging, bem como as dicas para aplicar essa técnica da melhor forma e conseguir valorizar seu imóvel.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é o Home Staging?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

 

 

 

 

6 vantagens de anunciar imóveis com uma imobiliária em Balneário Camboriú
05 fev
Listas

6 vantagens de anunciar imóveis com uma imobiliária em Balneário Camboriú

6 vantagens de anunciar imóveis com uma imobiliária em Balneário Camboriú Saiba os motivos pelos quais você deve ter a […]

leia mais
7 eventos em Santa Catarina que você não pode perder
03 fev
Listas

7 eventos em Santa Catarina que você não pode perder

Lar de muitas riquezas naturais e culturais, o estado de Santa Catarina dispõe de atrativos para todos os públicos durante […]

leia mais