Laudi Cardoso

A hora de receber as chaves do seu apartamento novo é, com toda a certeza, um dos momentos de maior alegria pela qual você irá passar, não é mesmo?

Entretanto, nem só de comemorações é essa hora tão aguardada, pois após estar com as chaves em mãos, é preciso que você fique atento a alguns detalhes para não ter problemas futuros com seu imóvel.

O que é necessário verificar, na hora de fazer a checagem após recebimento das chaves, no seu apartamento novo? Você saberia dizer? Sabe o que é preciso checar, de documentação, com mais cuidado?

Muitos proprietários ficam tão empolgados de pegar o novo apartamento e mudar para a nova moradia que não estão atentos a pontos essenciais que precisam de uma verificação mais próxima e com maior rigor.

Nesse artigo, o objetivo é mostrar a você 7 dicas na hora de receber as chaves do seu apartamento novo, de modo a garantir que sua experiência será a melhor possível.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Boa leitura!

 

O que é preciso ficar atento na hora de receber as chaves do seu apartamento novo: Veja as 7 dicas

Se você possui alguma dúvida sobre o que é importante fazer ao receber as chaves do seu apartamento novo, então esse texto completo irá auxiliá-lo bastante durante esse importante momento da sua vida.

 

 

1- Faça uma vistoria completa do imóvel

A empolgação inicial pelo recebimento das chaves do imóvel que adquiriu faz com que a maioria dos novos proprietários se esqueça de um ponto crucial, que é marcar a vistoria do imóvel.

Essa vistoria serve para que possa ser feita uma análise mais criteriosa e minuciosa do imóvel, de modo que você possa ter uma garantia para qualquer defeito que possa ter no seu apartamento novo, anterior à entrega dele.

Muitas pessoas não sentem-se totalmente confiantes para fazer as vistorias individualmente ou sozinhas, o que faz com que elas sintam-se mais seguras contratando, por exemplo, uma empresa especializada no serviço.

O importante é nunca deixar de realizar a vistoria, pois qualquer problema que você possa detectar, assim que receber seu novo apartamento, pode ser cobrado da imobiliária ou construtora que o vendeu a você.

Como você verá mais adiante, aqui nesse artigo, há vários elementos do seu imóvel novo que precisam de uma análise mais rigorosa, pois são os que mais costumam apresentar problemas ou defeitos.

 

 

2- Tenha sempre o material descritivo do apartamento em mãos

O material descritivo do apartamento indica tudo o que a construtora ou a imobiliária deve entregar ao lhe dar as chaves do seu imóvel.

Assim, tudo referente ao apartamento é, especificamente, descrito nesse documento, de modo a detalhar cada item que deve estar presente dentro dele.

Além disso, algumas especificações maiores, como os materiais utilizados e os revestimentos que foram especificados a você, no momento de fazer a compra, também estão descritos nesse material.

Dessa forma, é importante que você o leia antes da entrega das chaves e o tenha em mãos no momento de realizar a vistoria do imóvel, para que seja possível checar, ponto por ponto, tudo o que estava exposto ali.

Esse material lhe auxiliará também a saber quais são aqueles pontos que precisam levar mais da sua atenção no momento da vistoria, para se observar se ele está como o que foi prometido pela construtora ou imobiliária.

Fora o material descritivo, ter alguns materiais básicos em mãos pode fazer toda a diferença no momento de receber as chaves do seu apartamento novo.

Eles irão permitir que você possa checar se há, realmente, qualidade na construção que foi finalizada e se há problemas ou irregularidades no imóvel recém-entregue.

 

 

3- Tenha em mãos alguns materiais básicos que auxiliem a vistoria

Na hora de fazer a vistoria, principalmente se você for realiza-la por conta própria, é imprescindível ter em mãos alguns materiais que podem lhe auxiliar nessa tarefa.

Esses materiais, que devem estar presentes na vistoria, servem, justamente, para proporcionar a você fazer alguns testes e verificar alguns pontos essenciais que costumam não ser levados em consideração pelos novos moradores, em geral.

A lista desses materiais está descrita a seguir:

 

  • Planta baixa do apartamento (deve ser fornecida pela construtora do imóvel): por meio da planta baixa do apartamento, você poderá verificar se o layout do imóvel, bem como se cada um dos cômodos possui a dimensão que havia sido estipulada

 

  • Aparelho eletrônico (que precise ser ligado na tomada, pode ser também um carregador de celular ou notebook): esse item será essencial para que você possa fazer a verificação sobre o funcionamento real das tomadas, observando se elas realmente estão funcionando como o esperado

 

  • Lâmpada: com apenas uma lâmpada, você pode fazer a verificação geral de todos os pontos de luz ou de iluminação do imóvel novo, observando se todos estão funcionando como o esperado

 

  • Trena: a trena serve para fazer a conferência da dimensão dos cômodos, que é descrita na planta baixa do imóvel, bem como também para verificar a altura de outros pontos importantes, como das bancadas

 

  • Barra ou régua reta com larga espessura: esse item servirá para que você possa fazer a análise sobre o nivelamento do piso de todo o apartamento novo, verificando se não há nenhum desnível em algum local, por menor que seja

 

  • Câmera fotográfica ou do celular: será útil para que você possa fazer, caso seja necessário, fotografias de como está a situação do imóvel, no momento do apartamento ser entregue, para que seja possível realizar as melhorias dos problemas eventuais

 

  • Garrafa com água: o último item dessa lista de materiais a serem levados para fazer a verificação da vistoria é uma garrafa com água, essencial para testar o funcionamento dos ralos do imóvel, de modo a saber se todos eles estão funcionando corretamente (muita gente esquece de verifica-los)

 

Pronto, com isso, encerra-se a dica 3 sobre o que fazer na hora de receber as chaves do seu apartamento novo.

 

4- Confira as instalações elétricas com cuidado

Como você viu na lista, após receber as chaves do seu apartamento novo e ter a energia do imóvel ligada, é importante ter itens que auxiliem a verificar se as instalações elétricas estão funcionando corretamente.

Ter um aparelho eletrônico ou um carregador de celular ou notebook para liga-lo nas tomadas do apartamento novo, bem como ter uma lâmpada para testar os pontos de iluminação são duas coisas cruciais.

Assim, você poderá ter uma visão geral sobre se o trabalho na parte elétrica foi, de verdade, feito com qualidade e irão garantir o correto funcionamento dos seus aparelhos no novo imóvel.

Além disso, verificar as alturas dos interruptores, observar se todas as tomadas encontram-se nos locais certos, bem como se o estado de conservação delas está adequado é crucial na hora de vistoriar o apartamento novo.

Caso algum ponto de eletricidade demonstre algum defeito, fotografe o mesmo e entre em contato ou com a imobiliária ou com a construtora responsável pela venda do imóvel a você.

Se ocorrer de, no momento da verificação, a energia ainda não estar funcionando no apartamento, anote isso no relatório de vistoria que irá enviar à empresa responsável.

Dessa forma, você irá garantir que estará coberto para que tudo seja refeito por ela, de modo a evitar problemas futuros que podem lhe render muita dor de cabeça.

 

5- Confira toda a instalação hidráulica do novo apartamento

Além das instalações elétricas, também é importante ficar atento para a instalação hidráulica do seu novo apartamento na hora de receber as chaves dele.

Como foi visto na lista de itens a ser levada para a vistoria, é essencial ter em mãos uma garrafa com água para que você possa testar o funcionamento de todos os ralos do imóvel.

Entretanto, a checagem da instalação hidráulica vai muito além disso, e leva em consideração também a observação sobre se as torneiras (da cozinha, da área de lavanderia, dos banheiros e de locais externos) funcionam corretamente.

Além disso, é bom checar se as pias e os sifões não possuem problemas, como vazamentos que possam vir a ocorrer, então é importante deixar a água ligada correndo por um a dois minutos.

Um outro ponto de suma importância para você conferir quanto à instalação hidráulica é sobre as descargas dos sanitários, pois elas costumam, de verdade, ocasionar muitos problemas.

Para fazer a verificação da forma certa, faça o acionamento da descarga e verifique se a vazão da água no sanitário é adequada, bem como observe se ela realmente faz o trabalho que se espera.

É preciso que você acione a descarga, pelo menos, duas vezes para ter uma garantia sobre o real funcionamento dela.

 

 

6- Cheque o piso e o contra piso do seu apartamento novo

O piso ou revestimento do imóvel precisa também ser cuidadosamente analisado após você receber as chaves do seu apartamento novo.

É preciso observar se não há nenhuma peça, como algum azulejo, que esteja apresentando algum defeito, como uma parte trincada ou quebrada, que possa vir a apresentar um problema maior no futuro.

Além disso, é importante analisar se todas as peças estão bem niveladas e se apresentam continuidade, bem como se elas estão nas tonalidades certas como o especificado no material descritivo do apartamento.

Outro ponto essencial de ser verificado é o contra piso, que muitas vezes não possui a segurança necessária que não é demonstrada visualmente.

Isso significa que em algumas situações, pode ocorrer de estar tudo bem com o piso, de forma aparente, mas o contra piso não foi feito da forma correta, o que pode ocasionar, futuramente, problemas como a quebra da cerâmica.

Assim, uma dica importante é pegar um cabo de vassoura e bater, suavemente, com o mesmo no piso, de modo a verificar se não há algum tipo de som que indique que por baixo está “oco”.

Se houver um barulho oco, é importante anotar isso no relatório a ser entregue para a construtora ou imobiliária, de modo a garantir que ela irá fazer os consertos necessários.

Lembre-se sempre, um contra piso mal feito pode causar o deslocamento das peças do piso, ocasionando em acidentes, ainda mais quando há choques mecânicos constantes sobre o revestimento.

 

7- Cheque as paredes e o teto

Outros pontos essenciais a se verificar é se não há algum tipo de problema visível nas paredes e no teto ao receber as chaves do seu apartamento novo.

Primeiramente, é preciso verificar se todas as paredes estão bem planas, dentro do esquadro, observando se não ocorre a presença de algum tipo de inclinação ou se as mesmas não apresentam-se tortas.

É preciso também uma análise do reboco e da pintura realizada, para saber se elas realmente foram bem feitas, e isso serve tanto para as paredes quanto para o teto do seu imóvel.

Um outro ponto crucial é a verificação da existência de possíveis trincas ou rachaduras nessas estruturas, que podem indicar que há algum problema estrutural ocasionado pelo trabalho mal feito na construção do apartamento.

Você também precisa atentar-se a possíveis manchas que surjam tanto na parede quanto no teto, que podem indicar que haja possíveis problemas de infiltrações ou de vazamentos.

Se for esse o caso, é muito importante que você contate, rapidamente, a construtora ou a imobiliária responsável pela venda do imóvel, de modo que os reparos possam ser realizados.

 

 

Conclusão

Como você viu, na hora de receber as chaves do seu apartamento novo, é essencial tomar alguns cuidados que irão evitar que surjam problemas futuros, como é o caso das instalações elétricas, hidráulicas e possíveis infiltrações.

Neste texto, você pôde ver algumas das dicas mais importantes relacionadas a esse assunto, de modo a coloca-las em prática no momento do recebimento das chaves do seu imóvel.

Lembre-se sempre de anotar todo e qualquer eventual problema que você tenha observado no apartamento para entregar, em um relatório completo, para a empresa responsável pela venda do mesmo.

Gostou do artigo de hoje sobre 7 dicas na hora de receber as chaves do seu apartamento novo?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

 

 

6 vantagens de anunciar imóveis com uma imobiliária em Balneário Camboriú
05 fev
Listas

6 vantagens de anunciar imóveis com uma imobiliária em Balneário Camboriú

6 vantagens de anunciar imóveis com uma imobiliária em Balneário Camboriú Saiba os motivos pelos quais você deve ter a […]

leia mais
7 eventos em Santa Catarina que você não pode perder
03 fev
Listas

7 eventos em Santa Catarina que você não pode perder

Lar de muitas riquezas naturais e culturais, o estado de Santa Catarina dispõe de atrativos para todos os públicos durante […]

leia mais