Laudi Cardoso

Por que Balneário Camboriú se tornou a Dubai brasileira?

Alguma vez você já ouviu falar sobre a Dubai brasileira?

Essa alcunha da cidade de Balneário Camboriú ainda não é conhecida de algumas pessoas, mas a maior parte dos brasileiros já sabe do que se trata quando esse termo é usado.

Ao longo dos últimos anos, Balneário Camboriú, uma cidade litorânea catarinense com menos de 150 mil habitantes, cresceu bastante, inclusive em relação a sua população.

Para se ter uma ideia, a população da Dubai brasileira cresceu 2,6% no último ano, mais do que o dobro do crescimento populacional de todo o país.

Isso mostra a importância que essa cidade vem tendo em termos de visibilidade nacional e grande parte dela se dá, justamente, pela fama que a mesma possui.

Mas por que as pessoas chamam Balneário Camboriú de a Dubai Brasileira? Você faz alguma ideia do porquê desse apelido?

Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final, pois é sobre isso (e os motivos que levaram Balneário a ganhar essa alcunha) que iremos falar aqui.

Boa leitura!

Balneário Camboriú: Motivos pelos quais ela se tornou a Dubai brasileira

Já faz alguns anos que Balneário Camboriú é um dos destinos preferidos dos turistas de todo o mundo, principalmente dos que moram em países sul-americanos, como argentinos e uruguaios.

Em comparação com diversos outros locais, inclusive as praias do nordeste, sempre muito desejadas pelos turistas, o crescimento foi muito expressivo, mas não é preciso pesquisar muito para entender o porquê.

Balneário Camboriú é, já há algum tempo, uma cidade conhecida por seu luxo extremo, além também por conta das suas belezas naturais, o que chama a atenção de quem a visita e de quem a pretende visitar.

O apelido de Dubai Brasileira se dá, justamente, como uma referência direta com Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos e que é extremamente desenvolvida, sendo conhecida pelos seus enormes arranha-céus.

Aliás, os seus altíssimos prédios são famosos mundialmente e isso também contribuiu, como você verá, para a alcunha que Balneário Camboriú ganhou, visto que a cidade conta com mais de 50% dos dez prédios mais altos do país.

Assim, com um alto IDH e uma excelente infraestrutura, tendo uma vida noturna agitadíssima, Balneário Camboriú passou de uma pequena cidade catarinense para um centro turístico que recebe até 1 milhão de pessoas no verão.

O objetivo desse artigo é mostrar os pontos que levaram Balneário a ganhar o apelido de a Dubai brasileira e receber tantos turistas anualmente.

Quer saber mais? Então não continue lendo esse texto até o final, pois aqui iremos descrever informações importantes para você ficar por dentro de tudo sobre esse assunto!

 

 

Dubai brasileira: Conheça os motivos que levaram Balneário a ser chamada assim

1- Vida noturna de Balneário

Dubai é uma das cidades do mundo que possui a vida noturna mais agitada de todas, contando com baladas luxuosas e que recebem os artistas mais famosos do planeta, como é o caso de muitos DJ’s de renome.

A própria decoração do local é de deixar qualquer um de queixo caído, o que faz a noite na maior cidade dos Emirados Árabes ser tão famosa em todo o mundo.

Um dos motivos pelos quais Balneário Camboriú passou a ser conhecida como a Dubai brasileira é, justamente, por conta das muitas baladas e outros tipos de entretenimentos que ela disponibiliza à noite.

Um rápido passeio em uma das principais avenidas da cidade, a Avenida Atlântica, e em bairros de alto padrão, como é o caso da Barra Sul, mostra a diversidade de possibilidades que a noite de balneário proporciona.

Por esse grande número de bares, restaurantes e boates, com baladas para os mais diversos estilos e gostos, a noite agitada de Balneário passou a ser comparada com a de Dubai.

Uma das famas da cidade, aliás, é de ser o principal centro da música eletrônica no país, tendo a Green Valley, inclusive, sido eleita com a melhor balada desse estilo musical do planeta.

Mas engana-se quem pensa que é possível encontrar apenas opções com música eletrônica em Balneário, levando-se em consideração que do sertanejo ao pop, é possível encontrar de tudo nessa cidade litorânea catarinense.

Deu para perceber, portanto, a similaridade de Balneário e Dubai em relação à vida noturna, não é?

É claro que as baladas da Dubai brasileira ainda não chegam aos pés da Dubai do Oriente Médio, mas para o padrão brasileiro, elas são realmente altas.

Portanto, esse é um dos principais motivos pelos quais Balneário ganhou esse famoso apelido aqui no país.

2- Investimentos feitos em Balneário Camboriú

Quem chegou a conhecer Balneário Camboriú há 20 ou 30 anos atrás não poderia imaginar, com toda a certeza, em quão grande e importante ela se transformaria na atualidade.

Grande parte do crescimento dessa cidade litorânea se deu por conta dos altos investimentos feitos de maneira recorrente, que fizeram e ainda fazem com que Balneário tenha uma evolução constante.

Nos últimos anos, ela tem crescido bastante no ranking nacional de melhores cidades para se fazer investimentos ou negócios, juntamente com São Caetano do Sul, o que faz com que muitas empresas invistam pesado dentro dela.

Quanto mais é investido nas cidades, maior é o crescimento da mesma em termos de educação, saúde, segurança e infraestrutura, o que faz com que ela esteja sempre desenvolvendo-se.

O investimento de novas empresas, em especial no ramo imobiliário, em Balneário Camboriú é uma ótima oportunidade e, assim, faz crescer os olhos de novos empreendedores que estão procurando crescer no mercado.

O setor imobiliário, com toda a certeza, tem um grande destaque dentro desse crescimento nos investimentos da Dubai brasileira, basta ver como os imóveis são muito valorizados e atingem preços extraordinários.

Para quem apostou na cidade quando ela estava ainda se desenvolvendo pode, hoje, ter um grande retorno financeiro com a venda de imóveis, ainda mais em áreas nobres de Balneário.

Por Dubai, nos Emirados Árabes, ser um centro mundial de negócios e investimentos, se foi dada essa alcunha para Balneário, visto que a excelente cidade litorânea catarinense tem tudo para ser líder nesse setor no Brasil.

Aguardaremos os próximos anos para saber como Balneário Camboriú estará, ainda mais desenvolvida, em termos gerais e como será, com toda a certeza, o centro brasileiro de negócios, principalmente no setor imobiliário.

Visto o segundo motivo pelo qual a cidade é chamada de Dubai brasileira, vamos passar para o próximo ponto!

3- Paisagens naturais de Balneário Camboriú

O terceiro ponto que fez com que Balneário Camboriú se tornasse a Dubai brasileira foram as suas paisagens naturais, principalmente suas belas praias.

Em Dubai, nos Emirados Árabes, o deserto de Dubai é um dos locais mais buscados por pessoas que desejam paisagens naturais lindas, que tirem o fôlego, como é o caso das dunas onde se pode ver o pôr-do-sol.

As ilhas artificiais criadas, apesar de não serem naturais ou originais da natureza, também são uma atração à parte nessa cidade do oriente médio.

No Brasil, Balneário Camboriú não fica para trás no quesito de belezas naturais, possuindo águas cristalinas e uma areia extremamente fofa e confortável, por exemplo.

Apesar de grande parte das praias serem voltadas para a finalidade comercial, com grandes prédios próximos e muitos comércios, há também aquelas que são mais tranquilas e que possuem uma maior conexão com a natureza.

A praia dos Amores, por exemplo, possui águas que são mais indicadas para a prática de surf, mas também é muito utilizada por famílias para ver o pôr-do-sol.

Já as praias das Laranjeiras e do Estaleiro são mais indicadas para quem quer uma maior tranquilidade que só a natureza é capaz de proporcionar.

Também pode ser citado como um excelente ponto para se utilizar em Balneário Camboriú o Parque Unipraias, localizado no bairro da Barra Sul.

Nesse local, é possível fazer passeios em bondinhos de onde se pode apreciar toda a bela vista da cidade e das praias próximas, além também de conter um ecoturismo bastante atrativo.

Desse modo, o terceiro motivo pelo qual Balneário Camboriú pode ser considerada, atualmente, como a Dubai brasileira é o fato das suas paisagens naturais serem bastante atrativas para os turistas de todo o mundo.

4- Lazer e Turismo de Balneário Camboriú

Em questão de lazer e turismo, Dubai oferece as mais diversas opções para quem vai visita-la, como é o caso, por exemplo, do Mercado do Ouro ou Gold Souk.

Essa é, com toda a certeza, uma das principais atrações da cidade, chamando a atenção por tudo o que se pode admirar dentro dele, visto que possui os mais diversos tipos de produtos desse gênero.

1/5 de todo o ouro mundial está sendo comercializado, nos dias atuais, em Dubai, o que mostra a importância desse país nesse tipo de mercado.

Outro ponto importante é o Al Ittihad Square, uma grande praça que possui uma enorme referência em termos culturais locais dos Emirados Árabes, como o café e o incenso, por exemplo.

Na mesma linha de opções de lazer e turismo, Balneário Camboriú também oferece muitas alternativas, como o Complexo Cristo de Luz (um dos pontos mais altos de Balneário e que recebe uma bela iluminação à noite).

Além da estátua, ainda existe no local diversos tipos de entretenimento, como é o caso de shows musicais e atrações culturais.

A beira mar de Balneário também é uma excelente opção para quem deseja se divertir, seja passeando pelo calçadão ou em algum bar ou restaurante pela região.

Desse modo, em termos turísticos, Balneário também não fica para trás de Dubai e é por isso que, cada vez mais, essa pequena cidade catarinense vem tornando-se tão famosa entre os turistas.

5- Arranha-céus de Balneário Camboriú

Com toda a certeza, uma das coisas que mais fez com que Balneário Camboriú se tornasse a Dubai brasileiraforam os arranha-céus que ela possui.

Dubai é conhecida mundialmente, justamente, por conta dos seus edifícios enormes, como é o caso do Burj Khalifa ou Torre do Kalifa, o prédio mais alto já construído pelo ser humano, com 828 metros.

Além dele, também pode ser citado o Burj al Arab, que não é enorme como o Burj Khalifa, mas que é muito alto e é conhecido por ser o hotel mais luxuoso do mundo, construído sobre uma ilha de vidro.

Essa fama de Dubai, dos arranha-céus enormes, fez com que Balneário levasse essa alcunha, visto que possui muitos edifícios com uma altura impressionante, inclusive tendo o prédio mais alto do Brasil.

O Yachthouse Residence Club é o prédio mais alto da América Latina, possuindo torres gêmeas com altura de 274 metros e, cada um, com 81 andares.

Outro prédio quase tão grande quanto, em Balneário Camboriú, é o One Tower, com 268 metros de altura e 76 andares, e que deve ficar pronto dentro de 3 anos.

Existem prédios enormes já finalizados e outros mais, que assim como o One Tower, estão para ser terminados, mas o fato é que, no Brasil, mais da metade dos edifícios mais altos do país estão em Balneário.

Desse modo, esse é o último e, com certeza, um dos principais motivos pelos quais Balneário Camboriú ficou conhecida, nacionalmente, como a Dubai brasileira, visto que seus prédios enormes chamam muito a atenção.

Aliás, o setor imobiliário, em geral, é extremamente atrativo nessa cidade litorânea catarinense.

Conclusão

Como você viu, Balneário Camboriú é uma cidade do litoral de Santa Catarina que cresceu muito nas últimas duas décadas, alcançando um patamar como um dos principais destinos turísticos brasileiros.

Além disso, ela ganhou como apelido o nome de “Dubai brasileira” e isso ocorreu por conta de diversos fatores, que foram trazendo essa fama para essa cidade cercada por prédios de alto padrão e enormes.

Neste texto, você pôde conhecer os motivos pelos quais Balneário passou a ser a Dubai do Brasil, entendendo a importância dela para setores como o turismo e o imobiliário.

Quer conhecer mais sobre Balneário Camboriú?

Então venha fazer uma visita à cidade ou entre no nosso site: saluteimoveis.com.

Gostou do artigo de hoje sobre por que Balneário Camboriú se tornou a Dubai brasileira?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

 

 

Marina Tedesco: a melhor marina em Balneário Camboriú
05 dez
Dica de BC

Marina Tedesco: a melhor marina em Balneário Camboriú

Marina Tedesco: a melhor marina em Balneário Camboriú Se você gosta de atividades no mar, então conheça a Marina Tedesco: […]

leia mais
Adegas em Balneário Camboriú: Saiba onde comprar seu vinho
04 dez
Dica de BC

Adegas em Balneário Camboriú: Saiba onde comprar seu vinho

Adegas em Balneário Camboriú: Saiba onde comprar seu vinho  Santa Catarina é um estado conhecido nacionalmente por suas belezas naturais, […]

leia mais